Nesta data seria ideal se toda a comunidade piodozense se unisse e fizesse o que os alunos da rede estadual e municipal de ensino fizeram hoje em nossa cidade. Ombreados à Promotoria de Justiça, Secretaria de Educação do município e Conselho Tutelar (Pio XII e Olho D´Água das Cunhãs-MA) munidos de cartazes e faixas com frases do tipo "Diga NÃO à Pedofilia; Pedofilia é Crime Denuncie", saíram em passeata pelas ruas em protestos aos inúmeros casos de abusos sexuais e físicos contra crianças e adolescente, buscando a sensibilização da sociedade para a prevenção dessa prática imoral e covarde.
Centenas de estudantes participaram da caminhada que foi finalizada na Associação Atlética do Banco do Brasil onde representantes das diversas classes sociais e politicas estiveram presentes: Secretários Municipais, Vereadores, Professores, Enfermeiros, etc. Ali, foi realizado um tipo de seminário onde o público alvo (sociedade) pôde aprender a detectar práticas maliciosas, meios de coibí-las e atitudes a serem tomadas em casos de abusos praticados.
Vários palestrantes tiveram a oportunidade de se expressar em relação ao assunto e puderam externar suas opiniões e conhecimentos.
O 18 de Maio foi instituído pela Lei Federal Nº. 9970/00 como do Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração sexual. A motivação para criação de uma data, como mais um elemento de reforço ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, foi criar capacidade de mobilização dos diferentes setores da sociedade e dos governos e da mídia para formação de uma forte opinião pública contra a violência sexual, bem como criar possibilidades e incentivos para implantação e implementação de ações de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento ao fenômeno, no âmbito do combate à impunidade e de proteção e promoção às pessoas em situação de vítimas ou vitimização, conforme estabelece o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente. Por outro lado a intenção é estimular e encorajar as pessoas a denunciarem/revelarem situações de violência sexual contra criança e adolescente.
A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973 em Vitória- ES aconteceu um crime bárbaro que chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas 8 anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda prescreveu e ficou impune.
Aqui no município de Pio XII não é difícil encontrar casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes, acredito que falta um comprometimento maior por parte das autoridades, Ministério Público e Conselho Tutelar principalmente no que se refere às fiscalizações permanentes. Sinto que há uma certa barreira quanto ao combate a essas práticas pelos órgão aqui já citados. Pois se o cidadão têm uma denuncia a fazer pra onde ele deve ligar? o Conselho Tutelar ou a Promotoria tem telefone? e se tem, porque nunca foi feito uma campanha de divulgação efetiva desses números para que a população o tivesse fixado na cabeça? Faltam políticas de prevenção! Não adianta se fazer palestras de sensibilização se não há um plano preventivo.
Hoje, mesmo com o trabalho que o CT têm desenvolvido em Pio XII, ainda é rotina encontrar adolescentes andando pelas ruas altas horas da madrugada, sentadas em mesas de bebidas em serestas, ambiente propício a essas práticas. A sociedade, acredito eu, ainda não acordou para a gravidade desse problema. Infelizmente!!!