quarta-feira, 15 de maio de 2013

FÁBIO GONDIM FECHA ACORDO COM SINPROESEMMA; SERÁ O FIM DA GREVE DOS PROFESSORES NO MARANHÃO?


FGO Secretário de Estado da Gestão e Previdência, Fábio Gondim informou, no inicio da noite desta quarta-feira (15), que fechou nova proposta com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (SINPROESEMMA). De acordo com o titular da SEGEP, no projeto lei estão contempladas todas as demandas da categoria.

"Ainda em 2013, serão feitas as promoções de professores que já possuem nível superior. Além disso, pagaremos as titulações pendentes e uma tabela com referências descomprimidas será aplicada com data retroativa a janeiro deste ano. Os diretores das escolas serão eleitos pelos professores e criamos três gratificações especiais: a de local de difícil acesso, a de local com alto indice de periculosidade e a de dedicação exclusiva", garantiu o secretário.

Ainda segundo Gondim, todas as gratificações atrasadas, que muitos professores aguardam a vinte anos, serão pagas em três parcelas anuais. A proposta deve ser submetida à aprovação da assembleia da categoria. Se aprovada, a greve dos educadores acaba e os professores voltam às salas de aula.

(Do Blog do John Cutrim)

Governadora VETA criação de escolas em tempo integral no Maranhão.


Escola-Roseana-SarneyPela segunda vez, a governadora Roseana Sarney (PMDB) vetou o projeto de lei que institui a escola em tempo integral no ensino público do Maranhão. A implantação do ensino em tempo integral foi uma das promessas contidas no plano de governo da atual gestão, registrado no TSE.
Há quatro anos o governo estadual não implantou escola nenhuma nesse modelo e acaba de vetar o projeto de lei aprovado e encaminhado pelos deputados estaduais.
O projeto de lei que ofereceria ao aluno da rede pública o acesso ao ensino profissionalizante, reforço escolar e a prática do esporte e lazer foi novamente vetado por Roseana, mesmo com a aprovação de todos os parlamentares.
“Estados como o Ceará e Pernambuco já oferecem aos seus alunos a possibilidade de ficar mais um turno na escola. A governadora disse que o antigo Marista seria a primeira escola em tempo integral do estado. Depois que o projeto está pronto, ela veta e mais uma vez não cumpre o que prometeu”, afirmou o deputado Rubens Jr.
Alguns municípios como São José de Ribamar, Porto Franco e Matões, implantaram com recursos da prefeitura e do governo federal, o modelo de ensino em tempo integral. A cidade de Matões, por exemplo, possui 30 escolas funcionando em tempo integral através do Programa Mais Educação (PME) do governo federal. Em apenas 4 meses de gestão, a prefeitura de São Luís já possui duas escolas municipais funcionando em tempo integral.

(Do blog do John Cutrim)

sábado, 11 de maio de 2013

Comarca de Pio XII abre inscrição para seleção de projetos a receber recursos da Justiça.

 

Têm início na próxima quarta-feira (15), na Comarca de Pio XII, as inscrições para seleção de projetos a ser custeados com recursos arrecadados em transações penais, prestações pecuniárias e suspensão condicional do processo ou da pena. A seleção é objeto da Edital nº 01/2013, assinado pela juíza Mirella Cezar Freitas, titular da Comarca de Olho d’Água das Cunhãs, que está respondendo por Pio XII..
 
O prazo de inscrição se encerra no dia 14 de junho. Os interessados em se inscrever devem se dirigir ao fórum da comarca (Avenida Juscelino Kubstscheck, 1084, Centro, Pio XII), de segunda à sexta-feira, no horário de 8h às 18h. O resultado da seleção será divulgado no site do Poder Judiciário do Maranhão até o dia 1º de julho.
 
“Os projetos devem selecionados deverão ter execução iniciada em até 60 dias, sob pena de exclusão do certame, e terão validade até o final do ano de 2013”, reza o edital.
 
Documentos - Segundo o documento, podem participar da seleção entidades públicas ou privadas com comprovada finalidade social, sediadas em Pio XII e regularmente constituídas há pelo menos um ano. As entidades devem ser dirigidas por pessoas que não tenham sido condenadas pela prática de atos de improbidade administrativa ou de crimes praticados contra a administração pública.
 
Entre os documentos exigidos para a inscrição, o projeto (a ser desenvolvido no âmbito da comarca), com atividades de caráter educativo (escolar ou esportivo) de crianças, adolescentes ou idosos.
 
Também são exigidas certidões negativas cíveis e criminais da entidade, bem como certidões de antecedentes cíveis e criminais dos dirigentes, ambas (certidões) emitidas pelos órgãos da Justiça Estadual e Federal da Comarca de Pio XII e das comarcas nas quais os dirigentes tenham residido nos últimos cinco anos (essa última apenas para os dirigentes).
 
Certidões de quitação de tributos federais, estaduais e municipais da entidade e dos dirigentes e certidões de quitação eleitoral (dirigentes) estão entre os documentos exigidos.
 
Fonte: (jornalagorasantaines.com.br)

 

quinta-feira, 9 de maio de 2013


Demissão em massa na administração de Paulo Veloso.


Depois de uma campanha política realizada no ano de 2012, recheada com promessas e mentiras ao povo piodozense, as máscaras da nova gestão municipal de Pio XII começaram a cair. A prova de que tudo não passava de balela, veio no dia de hoje, quando o prefeito Paulo Roberto Sousa Veloso iniciou um ação de demissão em massa dos funcionário contratados por ele. Diante dessa situação, só podemos acreditar que o nobre prefeito usou de má fé, prometendo a torto e a direito, empregos para os eleitores da cidade, ludibriando a mente da população, carente, necessitada de uma condição de vida mais favorável.

Mesmo assim, ao assumir a cadeira executiva, foram contratadas dezenas, centenas de pessoas para os cargos em vacância, passando por cima inclusive da nossa lei maior que rege a contratação de apenas 20% por cento das vagas existentes e para algo, além disso, orienta a realização de concurso público para suprir tais necessidades.

O fato é que acostumado a presenciar os desmandos das administrações de seu pai, (num tempo onde a lei não nos alcançava) o nobre prefeito acreditou ter poderes para agir da mesma forma, e agora amarga o sabor vexatório da decepção.

As reuniões estão sendo realizadas com os contratados que infelizmente serão demitidos. Agora imaginem... Como pessoas, pais e mães de familia que apostaram tudo, acreditando que seriam beneficiadas, que levantaram a bandeira azul e amarela, (cores do partido do prefeito e usadas também nos prédio públicos) que brigaram com vizinhos, que contraíram dívidas, enfim... como darão a noticia em casa, aos filhos, familiares e vizinhos da demissão. É triste, muito triste! A verdade é que para muitos, essa estrela, não mais voltará a brilhar.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Banco do Brasil em Santa Inês não deve funcionar na próxima terça-feira.


Agência do Banco do Brasil de Santa Inês
Se depender da assembleia realizada na quinta-feira (25), na sede do Sindicato dos Bancários, em São Luís, os empregados do Banco do Brasil no Maranhão vão mesmo paralisar as atividades por 24h na terça-feira, dia 30 de abril.
A paralisação é nacional e tem como objetivo protestar contra o novo plano de funções do banco.
Bancários de diversos Estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Bahia, Rio Grande do Norte, entre outros também já aderiram ao movimento. Os empregados reivindicam a revisão imediata do plano de funções, com redução de jornada sem perdas salariais. As agências do Banco do Brasil localizadas em Santa Inês, Pindaré e Bom Jardim entre outras, não devem funcionar em razão da greve. Na agência de Pio XII, até o momento desta edição, inda não havia sido confirmado se os bancários iriam aderir à paralisação, segundo informações internas da agência à direção deste blog, essa posição somente será definida após às 15:00h, durante uma reunião interna onde será tratato sobre o assunto. Firmamos o compromisso com nossos leitores de revisar esta matéria após o horário supra mencionado para que assim possamos manter a responsabilidade na informação que é levada até você.
(fonte:jornalagorasantaines.com.br)

sexta-feira, 26 de abril de 2013

UM SHOW DE LAMBANÇAS NA PREFEITURA DE PIO XII.


Hoje, a cidade de Pio XII teve a oportunidade de presenciar mais uma vez uma situação vexatória por parte da administração pública municipal. O novo governo que ganhou as eleições a partir de promessas de mudanças evolutivas, tem ao longo dos pouco mais de cem dias cometido uma barbeiragem atrás da outra, deixando claro à população piodozense a incapacidade administrativa em seu governo. 
A estrela que deveria estar brilhando e iluminando os caminhos do progresso, parece ofuscada com repetidos erros cometidos por membros dessa nova gestão. A impressão que temos é que tudo parece estar nas mãos de qualquer um, não há quem dite as normas, não existem orientações às vias gerenciais dos setores, parece que cada um, faz o que quer ao seu bel-prazer. Dentre, outros casos curiosos, cito o mais recente e um ocorrido semanas atrás, quando foi encaminhado à Câmara de Vereadores da cidade, o Ofício n° 001/2013 G.P., que tratava de um Projeto de Lei para uma possível reestruturação do quadro de funcionários da prefeitura municipal, o que eliminava por completo o sucesso da luta dos professores da rede municipal de ensino, ou seja, o Plano de carreira da classe seria extinto, o oficio foi encaminhado com a devida assinatura  do atual prefeito, de imediato o presidente da casa Josué Lima e outros vereadores, posicionaram-se contra o PL, que imediatamente foi solicitado que fosse retirado dos tramites da casa legislativa, antes mesmo que fosse para a pauta. A confusão foi deveras surpreendente, pois o prefeito Paulo Veloso, por meio de comunicado verbal negou ter assinado o tal projeto, o que caberia nesse caso, uma investigação judicial para que fosse apurado a responsabilidade do fato (o que não ocorreu até então) e aplicada a punição devida ao responsável pela manobra.
Certo que, hoje, 26/04, mais uma vez a falta de preparo administrativo veio descaradamente à tona. Dessa vez, o jovem Francisco das Chagas Lima, mais conhecido por Chaguinha, e, Assessor de Comunicação da Prefeitura Municipal, (pelo menos era assim que o referido se portava) creio eu, que inocentemente e com o intuito de ajudar a administração, fez uso do espaço oferecido pela Rádio Comunitária Babaçú FM no dia 24, portanto quarta-feira passada, para falar "em nome do prefeito" e fazer esclarecimentos sobre o Plano de Carreira dos AOSD's, onde o mesmo afirmou em nome do gestor que o plano em questão, estava anulado e que não seria aplicado à classe. O extraordinário é que durante a entrevista de hoje, o prefeito Paulo Sousa Veloso, negou ter como assessor de comunicação o jovem Chaguinha Lima, e, disse ainda, em solicitação ao diretor e repórter que o entrevistava que não aceitasse mais de forma alguma, que pessoas em seu nome fizesse uso do espaço da rádio sem ter em mãos um documento que assim o representasse. Deixando desmoralizado perante toda a sociedade piodozense o jovem Chaguinha Lima, que após esse episódio ainda foi convocado para prestar esclarecimentos na manhã de hoje(26), no plenário da câmara municipal, sobre o seu pronunciamento de quarta-feira passada e segundo os próprios vereadores o mesmo não soube dar respostas plausíveis e satisfatórias aos questionamentos dos legisladores. Ao final da entrevista, questionado sobre o Plano de Carreira dos AOSD's, o nobre prefeito disse apenas muito fria e desenteressadamente que estava analisando juntamente com o setor juridico e que se estivesse tudo certo executaria, caso contrário, não executaria. Agora pergunto, se a asinatura que foi à camara encaminhando o PL, não era dele, como seria possível saber se uma autorização para que alguém falar em seu nome na rádio ou para qualquer outro fim, é de fato assinada por ele? Outra, se na época do prefeito Munidiquinho quem mandava era o prefeitinho Everaldo; agora, na sua gestão prefeito, quem é que manda?.

quinta-feira, 25 de abril de 2013


ASSESSOR DA SEC. DE EDUCAÇÃO É CONDENADO PELA JUSTIÇA A PAGAR IDENIZAÇÃO POR CÂMERA DE FILMAGEM QUEBRADA DURANTE A CAMPANHA POLÍTICA DE 2012.

Na manhã dessa quinta-feira, no Fórum de Pio XII foi, enfim, julgado o processo envolvendo o Sr. Pedro Lopes, Assessor de Projetos e Protagonismo Juvenil da Secretaria Municipal de Educação de Pio XII-MA, acusado de ser o responsável por incitação à ira durante um ato político do grupo do atual prefeito, realizado na praça central, em agosto de 2012, onde o referido se encontrava em cima de um trio elétrico e ao perceber que toda a movimentação estava sendo filmada do prédio da biblioteca pública por uma equipe da coligação concorrente, deu ordem à multidão alí presente para que quebrasse o equipamento que estava em poder do cinegrafiasta conhecido por todos apenas como Vagner, equipamento este, que também era de sua propriedade particular. No mesmo instante a população se revoltou e, partiu ao ataque, ateando paus, pedras e palavras de baixo calão  contra o cinegrafista que foi forçado pela situação a descer e procurar refúgio seguro. Porém, ao descer do prédio, ele fora cercado por  vários manifestantes e na tentativa de fugir do local montou na garupa de uma moto. Nesse instante, teve seu equipamento bruscamente arrancado de suas mãos e transformado em pedaços, para evitar o linchamento, o cinegrafista não se opôs à confusão e enquanto seu equipamento era transformado em pedacinhos ele conseguiu evadir-se do local. 
 A questão, porém, foi parar na justiça que decidiu hoje, condenar o Assessor de Projetos Juvenis, Pedro Lopes, a pagar uma idenização referente ao valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) ao Sr. Vagner. O Assessor Pedro Lopes, ainda responde por outros processos advindos de seus atos durante a campanha de 2012, entre eles estava o que prescreveu contra o sr. Eneas Santos Mendes, por tanto, não mais em juizo e outro que ainda será levado a julgamento contra o Sr. Josué Lima atual presidente da câmara. Em partes, a justiça foi feita, e que sirva de exemplo a aqueles que acreditam estar à cima das leis que é necessário respeitar os direitos do próximo.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Roseana Sarney é recebida com protesto de estudantes em Presidente Dutra



A passagem do governo itinerante pela cidade de Presidente Dutra deu ensejo a protesto de estudantes contra o governo do estado. A notícia foi veiculada pelo blog PK nas Notícias e dá conta de que as manifestações partiram de estudantes do Centro de Ensino Deputado Remy Soares, a maior escola estadual da região.
Segundo apuração feita pelo blog da região, os estudantes “reclamaram das promessas não realizadas, das péssimas condições de estudo,  pediram oportunidades de emprego, mais segurança (a cidade é uma das mais violentas do estado), um hospital regional para a cidade, como era antes e melhor infraestrutura como pavimentação asfáltica. “
Na gestão de Jackson Lago no governo do estado, foi inaugurado um hospital regional (Socorrão) na cidade, a fim de atender a população de Presidente e cidades vizinhas. Notícias locais dão conta de que, após a volta de Roseana Sarney ao Palácio dos Leões, houve um processo de abandono e sucateamento do hospital recém-entregue à população.

manifestação 2

Na visita a Presidente Dutra na manhã de hoje, Roseana Sarney estava acompanhada de representantes do governo federal, secretários e deputados. Nas fotos, aparece a governadora acompanhada do secretário de infraestrutura, Luís Fernando Silva. Ainda hoje, o governo itinerante passa por Graça Aranha. A próxima agenda será em Olho d’Água das Cunhãs e Tufilândia, na próxima quinta (18).

Matéria exibida no site  Maranhão da gente

domingo, 14 de abril de 2013

A casa tá caindo para Roseana Sarney

O deputado Federal Simplício Araújo (PPS) que também foi votado em nossa cidade (Pio XII), nas eleições de 2010, esteve na manhã da última quinta-feira (11) na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília, solicitando do Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, informações sobre o RCED 809, Gurgel informou ao deputado federal Simplício Araújo  que no prazo máximo de vinte dias emitirá parecer sobre o recurso em que o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) pede cassação da governadora Roseana Sarney (PMDB) e do vice-governador Washington Luiz Oliveira (PT) e a convocação de novas eleições no estado. 

De acordo com a acusação, Roseana Sarney assinou convênios com prefeituras no valor de R$ 800 milhões entre abril e junho de 2010, com nítido caráter eleitoreiro. Destes, 127 milhões faltando menos de três dias da data da convenção partidária que homologou o nome de Roseana Sarney para disputar o governo do Maranhão. Os advogados sustentam que a influência das ações no resultado eleitoral é facilmente perceptível. Roseana ganhou as eleições no primeiro turno por 0,08% dos votos a mais que a metade dos votos válidos.

Informações Blog do JP

terça-feira, 9 de abril de 2013

É MESMO IMPRESSIONANTE!!!

É impressionante o fato de que tudo acontece Brasil à fora e nossa querida Pio XII, sempre vai ficando  esquecida. Hoje(09), dia nacional de combate à CORRUPÇÃO, a polícia federal montou uma mega operação nacional que abrangeu cerca de 12 estados da federação realizada pelo Grupo Nacional de Combate a Organizações Criminosas (GNCOC), em parceria com diversos órgãos estaduais. 
Só no estado de São Paulo foram vistoriadas cerca de 80 prefeituras responsáveis por desvios de verbas dos cofres públicos. O rombo deixado segundo o GNCOC, foi de aproximadamente 1,1 bilhão de reais desviados de 131 órgãos públicos. Em todo o país, a Polícia Federal realizou cerca de 92 prisões, 337 mandados de busca e apreensão, 60 mandados de suspensão da função pública e 65 mandados de bloqueio de bens. A operação segundo a PF foi um sucesso em todos os 12 estados, entre os presos estão ex-prefeitos, ex-secretários e empresários. 
Assim, fica o questionamento, por que que nada disso acontece em Pio XII? entra prefeito e sai prefeito, fazem e acontecem e ninguém move uma palha pra tentar proteger a coisa pública, os processos que existem  tramitando nas varas judiciais contra os ex-prefeitos que por aqui passaram, parece que estão esquecidos nos cantos dos tribunais. Enfim, até quando iremos ficar apenas como meros espectadores de crimes financeiros realizados por gestores que prometem tudo durante as eleições e quando chegam ao executivo simplesmente engavetam no mais profundo abismo do esquecimento as promessas de progresso que poderiam melhor significativamente a vida dos nosso moradores?.


Mais um pleito foi iniciado neste ano e, já inúmeras irregularidades são jogadas na cara do povo que simplesmente se cala para os desmandos dos "políticos". É impressionante termos que ouvir dos novos gestores que o que prevalece agora é apenas a vontade soberana do atual prefeito em pisar nos funcionários que segundo eles são do grupo "opositor" e que por isso devem aceitar tudo de boca fechada. Só o que vemos agora, são profissionais concursados reclamando inutilmente pelas esquinas que tiveram seus vencimentos reduzidos cerca de 100, 200, 400 e até 700 reais nessa nova gestão e tudo pelo simples fato de terem exercido o direito à democracia. Convoco a todos que se encham de respeito próprio e busquem os seus direitos junto ao Ministério Público que agora está bem próximo de nós, juntos faremos valer os nossos direitos que a Constituição já nos tem garantido. 

segunda-feira, 4 de março de 2013

Radialista critica a governadora Roseana e pede intervenção federal no Maranhão

http://www.blogdodecio.com.br/wp-content/uploads/2011/05/Roseana-entrevista-O-Estado-1.jpg

 
Por conta de um precatório judicial não pago até agora, o radialista Stenio Johnny Silva dos Santos, de 51 anos, também ingressou na Justiça com um pedido de intervenção federal no Maranhão. Ele alega que não lhe restou outra alternativa, já que o pagamento do débito que espera receber decorre de uma decisão judicial transitada em julgado (quando não cabe mais recurso). 'A governadora Roseana Sarney insiste em não cumprir ordem judicial, em uma total falta de respeito à Corte judiciária maranhense', afirma Stenio Johnny. Na ação, as advogadas do radialista, Vanda Vieira e Deydra Melo Moreira, fundamentam o pedido de intervenção federal com base no artigo 34, inciso VI, da Constituição Federal.

'Fui instruído pelas minhas advogadas, que chegaram à conclusão de que somente uma intervenção federal da União no Estado do Maranhão pode resolver este problema dos precatórios, que vem causando prejuízos a muita gente, e principalmente a pessoas humildes como eu, que não têm trânsito fácil na Justiça', afirmou o radialista.

Ele informou que o Estado teria que efetuar o pagamento de seu precatório em dezembro de 2011, o que até agora não aconteceu. Inicialmente, as advogadas do radialista ingressaram com pedido de sequestro de valores junto ao Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), em janeiro de 2012.

Stenio Johnny conta que, de fevereiro a dezembro do ano passado, o TJ-MA enviou vários ofícios ao governo do Estado, sempre solicitando que, no prazo de 30 dias, o Estado regularizasse o pagamento dos precatórios, o que não foi feito. O radialista salienta que a dívida do governo do Maranhão com precatórios é de R$ 420 milhões referente ao período de 2011 e 2012.

Calote – 'Por causa dessa inadimplência, o Maranhão já é conhecido lá fora como o Estado caloteiro do Brasil. E é visto com maus olhos pelos investidores, principalmente os investidores internacionais que, ao tomarem conhecimento da inadimplência do Estado com os precatórios, pensam duas vezes antes de tentar investir no estado, temerosos de pegar calote por parte do governo do Maranhão', ressaltou o radialista.

Ele conta que, em razão da reiterada desobediência do Estado do Maranhão à Constituição Federal, acionou suas advogadas para que entrassem com pedido de intervenção federal no Estado, impetrado em 29 de janeiro de 2013.

Stenio Johnny argumenta que o TJ-MA não tem competência para julgar intervenção federal no estado do Maranhão. Para ele, cabe ao Tribunal analisar o pedido e enviar à Procuradoria Geral de Justiça para que este órgão formule o parecer ministerial. Depois, em sessão plenária, o TJ decide se procede ou não no pedido de intervenção.

Uma vez julgado procedente o pedido, acrescenta o radialista, os autos do processo serão remetidos ao Supremo Tribunal Federal (STF), a quem compete o julgamento do pedido de intervenção federal no Estado. Caso o STF julgue procedente, o processo de intervenção será encaminhado à Presidência da República, a quem compete decretar ou não a intervenção federal no Estado.

O radialista frisa ainda que aguarda o trâmite normal do processo: 'Fiz a minha parte, como precatoriado, radialista, artista formador de opinião e cidadão brasileiro. Agora cabe à Justiça cumprir o que manda a Constituição Federal', acentuou Stenio Johnny.

 Fonte: Jornal Pequeno

 



EUA anunciam cura de bebê contaminado pelo HIV

Médicos norte-americanos afirmam terem curado um bebê do sexo feminino que nasceu com HIV depois de tratamento precoce com o coquetel antirretroviral, em um caso potencialmente pioneiro que pode oferecer esperança de erradicar a infecção por HIV entre crianças.

O caso anunciando ontem é o primeiro relato da chamada cura funcional de uma criança - um raro evento no qual uma pessoa atinge a remissão, estado em que não precisa mais de drogas e em que exames de sangue não mostram sinais de que o vírus esteja se replicando.
Mais testes são necessários para ver se o tratamento teria efeito em outras crianças, mas resultados podem mudar a maneira com que bebês de alto risco são tratados e possivelmente levar à cura de crianças com HIV.
"Essa é uma prova de conceito que o HIV pode ser potencialmente curável em crianças", disse Deborah Persaud, uma virologista da Universidade Johns Hopkins, de Baltimore, que apresentou a descoberta na Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas em Atlanta.
A história da menina - cuja identidade não foi revelada - é diferente do caso famoso do paciente Timothy Ray Brown, conhecido como o "paciente de Berlim", cuja infecção por HIV foi completamente erradicada com um tratamento complexo para leucemia em 2007 que envolveu o transplante de células-tronco de um doador que possuía uma mutação genética que conferia resistência ao HIV.
Quando o bebê nasceu em um hospital rural do Mississippi, a mãe tinha acabado de receber o resultado positivo para o teste de HIV. Como ela não havia feito nenhuma profilaxia durante a gestação, os médicos sabiam que a criança tinha grande risco de estar infectada. Então, o bebê foi transferido para o Centro Médico da Universidade do Mississippi, onde ela passou a ser tratada por uma especialista em crianças com HIV, Hannah Gay.
Os pesquisadores acreditam que esse uso precoce do tratamento antirretroviral provavelmente resultou na cura da criança por impedir que o vírus forme conjuntos de células difíceis de tratar conhecidos como reservas virais, que ficam adormecidas e fora do alcance de remédios comuns. Essas reservas "ressuscitam" a infecção por HIV em pacientes que param a terapia, e elas são a razão pela qual a maioria dos indivíduos com HIV necessitam de tratamento pela vida toda.
Depois de iniciar o tratamento, o sistema imunológico do bebê respondeu e testes mostraram que o nível do vírus estava diminuindo, até que se tornou indetectável aos 29 dias de vida. O bebê recebeu tratamento padrão até os 18 meses, mas então parou de comparecer às consultas por 10 meses, período no qual a mãe afirma que a menina não recebeu qualquer medicação.
Quando a criança voltou a ser consultada por Hannah, foram pedidos os exames de sangue padrão para ver como ela estava, antes de voltar a receber o tratamento. O que ela descobriu foi surpreendente. O primeiro teste mostrou que não havia níveis detectáveis de HIV. Assim como o segundo. "Naquele momento, eu sabia que estava lidando com um caso incomum", diz Hannah.
Perplexa, Hannah contatou colegas da Universidade de Massachusetts, que fizeram uma série de exames de sangue mais sofisticados. O primeiro deles buscou reservas silenciosas do vírus, que permanecem dormentes, mas podem replicar se forem ativadas. Então, o grupo procurou pelo DNA do HIV, que indica que o vírus se integrou no material genético da pessoa. Esse teste detectou níveis muito baixos de HIV. Como não havia vírus detectáveis, a equipe médica resolveu suspender a terapia antirretroviral.

 Fonte: Exame.com

 

sábado, 2 de março de 2013

Trem da Vale descarrila e impede transporte de Carajás.

Vale

A composição de 30 vagões está obstruindo a ferrovia que escoa boa parte do minério de ferro extraído da mina de Carajás

  Na madrugada de (1°), 11 vagões de um trem da Mineradora Vale, que transportava óleo diesel, descarrilaram na Estrada de Ferro Carajás, no município Buriticupu, Maranhão. Um trecho da ferrovia está obstruído. A Vale ainda não sabe se houve feridos, nem as causas do acidente.

Segundo a empresa, barreiras de contenção foram colocadas para evitar que o combustível se espalhe e provoque impacto ambiental. 

A Vale não informou o volume de minério de ferro que está deixando de transportar, mas os últimos dados divulgados pela empresa indicam que, em média, 292 mil toneladas por dia são extraídas de Carajás.

A mina de Carajás responde por cerca de um terço da produção de minério de ferro da maior produtora global da commodity. Foram produzidas no ano passado 106 milhões de toneladas, das 319 milhões totais.

A Vale não informou uma previsão para a retomada de suas operações de transporte de minério na ferrovia.

As viagens de passageiros foram canceladas até o próximo domingo. A partir de segunda-feira (4), os passageiros que haviam comprado bilhetes poderão remarcar a passagem ou solicitar reembolso.

Fonte: Exame.com

sexta-feira, 1 de março de 2013

Governo não cumpriu prazo para entrega do Estatuto do Educador, diz Rubens Jr.


 Foto Materia


A lentidão do governo em enviar o Estatuto do Educador para a aprovação ganhou voz nesta quinta-feira (28) no discurso do deputado estadual Rubens Pereira Jr. “Há uma semana Luís Fernando, então chefe da Casa-Civil, garantiu que em uma semana o Estatuto estaria aqui. Não recebemos e viemos à tribuna cobrar o que é direito dos professores e que trará benefícios pra toda sociedade maranhense”, afirmou o líder da oposição.

A classe dos trabalhadores públicos do Maranhão está há 575 dias aguardando a promessa do governo de que enviaria o Estatuto do Educador à Assembleia Legislativa. Em 2011, a governadora Roseana Sarney prometeu enviar o Estatuto no prazo de 60 dias, depois de um ano e sete meses o documento ainda não chegou à Casa.

O Estatuto do Educador ampara os trabalhadores da rede pública de ensino ao assegurar seus direitos e deveres, como por exemplo, as progressões e piso salariais, carga horária adequada à função e autorização de concursos públicos para o preenchimento de vagas com o objetivo de ampliar o quadro de profissionais da rede pública.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão, Julio Pinheiro, lamenta que no Estado ainda não existam parâmetros definidos que conduzam a uma educação de melhor qualidade. “Não temos meta e planejamento para atacar os problemas cruciais da educação no estado. Precisamos urgente, de um Plano Estadual de Educação”, ressaltou o dirigente.

Outro problema apontado pelo presidente do sindicato é a falta de concursos públicos para suprir carências de profissionais nas redes de ensino. Só no Maranhão, por exemplo, a necessidade atual é criar concursos públicos para a contratação de cerca de vinte mil novos professores.

Fonte: Assembleia Legislativa do Maranhão

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

MORTE NO ELEVADOR DO CEUMA EM SÃO LUIS


Um homem morreu eletrocutado em um elevador do Ceuma, Campus I, bairro Renascença, enquanto fazia manutenção do equipamento.

Uma Viatura do SAMU e outra do Corpo de Bombeiros se deslocaram até o local, mas já encontraram a pessoa sem vida. Equipes do IML já se dirigiram para o local do incidente.
Os elevadores foram interditados.



Fonte:Jornal Pequeno

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

OPOSIÇÃO CLASSIFICA DE "IMORAL E COVARDE" NOVO PEDIDO DE EMPRÉSTIMO POR ROSEANA SARNEY.


A governadora Roseana Sarney pediu autorização da Assembleia Legislativa para contrair um novo empréstimo, no valor de R$ 1,5 bilhão, junto a instituições financeiras nacionais ou internacionais. A mensagem foi publicada no Diário Oficial da Casa. A mensagem da governadora, com pedido de urgência para o empréstimo de mais R$ 1,5 bilhão, caiu como uma bomba no plenário da Assembleia Legislativa, onde os parlamentares da oposição denunciaram que o verdadeiro sentido da operação de crédito seria a compra de votos nas eleições de 2014, quando estará em jogo a disputa pelo governo do Estado.
O líder da oposição, deputado Rubens Pereira Júnior, classificou de 'imoral e covarde' o ato da governadora, que, segundo ele, sabendo que vai perder a eleição em 2014, quer inviabilizar os próximos governos. 'Isso é uma vergonha, como é uma vergonha essa Casa votar essa matéria na hora que tomamos conhecimento'.
Para Rubens, Roseana Sarney, ciente de que nunca mais vai governar o Estado, está querendo quebrá-lo. 'Roseana não tem o direito de lesar o povo do Maranhão. Depois que perder a eleição, ela vai embora morar em outro estado e nós maranhenses é que vamos sofrer as consequências', alertou o líder oposicionista.
Embora tenha chegado com pedido de urgência, a matéria não foi votada na sessão de ontem em função da oposição, por não ter tido acesso aos anexos do projeto encaminhado à Assembleia Legislativa, ter se retirado do plenário.
Segundo o deputado Marcelo Tavares (PSB), o pedido da governadora é um 'atentado' à população do Maranhão. 'Nos não temos esse direito de fazer isso com a população do estado', disse, numa referência ao plenário da Assembleia Legislativa, que deveria votar a matéria na manhã desta terça-feira, mas foi adiada devido um pedido de vistas do deputado Rubens Júnior, pelo prazo de 24 horas. Os opositores advertem que Roseana está pedindo esse novo empréstimo sem ter prestado contas de um único centavo das operações de crédito anteriores que endividaram o Maranhão em aproximadamente R$ 7 bilhões.


Fonte: Jornal Pequeno / Assembleia Legislativa do MA






 Justiça determina afastamento de prefeita em Axixá.

Acatando pedido do Ministério Público, o juiz Artur Gustavo Azevedo do Nascimento, atualmente respondendo pela comarca de Icatu, determinou o afastamento da prefeita Roberta Maria Gonçalves Barreto (PMDB), do município de Axixá, termo judiciário.
Roberta Barreto é acusada de uma série de irregularidades administrativas, como a dispensa e afastamento de servidores públicos do quadro efetivo de forma verbal, além da edição de decreto para recadastramento do funcionalismo, com determinação de juntada dos extratos bancários dos meses de setembro a novembro de 2012, sustação de pagamento dos referidos servidores, relotação sem o devido processo administrativo e determinação para manipulação do ponto de freqüência.
Relata ainda o Ministério Público, que são robustas as provas das práticas de irregularidades da prefeita Roberta Barreto, uma vez que, além dos documentos apresentados, existem registros de ocorrência na delegacia de Polícia da Cidade por parte dos servidores prejudicados.
O juiz determinou ainda a expedição de ofício à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Axixá, para providenciar a posse do substituto da prefeita, além de haver encaminhado ofício à rede bancária onde o município possui contas, para que a partir da decisão, não mais reconheçam a titularidade da prefeita eleita e agora afastada, para a movimentação das mesmas.
(Ascom/CGJ)

Fonte: Jornal Pequeno 


























segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Skank vai levantar a galera dia 09 de março na Lagoa da Jansen (São Luis)

A banda mineira Skank, formada por Samuel Rosa (voz e guitarra), Henrique Portugal (teclados), Haroldo Ferretti (bateria) e Lelo Zaneti (baixo) se apresentará em São Luís no dia 09 de março, na Lagoa da Jansesn.

 No repertório para apresentação em São Luís, além da canção “Ainda Gosto Dela”, os fãs vão cantar e dançar também ao som de “Vou Deixar” (Samuel Rosa / Chico Amaral), do CD Cosmotron (2003), “Sutilmente” (Samuel Rosa/ Nando Reis), do disco Estandarte, “É uma Partida de Futebol” (Samuel Rosa/Nando Reis), “Acima do Sol” (Samuel Rosa/Chico Amaral), “Resposta” (Samuel Rosa/Nando Reis), “Noites de um Verão Qualquer”, “Ainda Gosto Dela” e outros sucessos.



 Também serão destaque a banda ZeroHum e o DJ Claudinho Polary. Os ingressos estão sendo vendidos Na Central da Folia, e nos sites Cafufa e Bilheteria Virtual. Os valores são de R$ 60,00 (pista ) e R$ 90,00 Camarote com Hotzone.

 

Fonte: folhamaranhao.com

 

 

 

domingo, 24 de fevereiro de 2013

DÊ O SEU APOIO AO PARTIDO QUE VAI REVOLUCIONAR A POLITICA BRASILEIRA - REDE SUSTENTABILIDADE OU SIMPLESMENTE:  #REDE.



Novo partido que Marina Silva pretende criar pretende romper monopólio dos partidos na política e transformar o cidadão comum em protagonista




“Há hoje um grande número de pessoas que não se identificam com o projeto de poder pelo poder, de dinheiro pelo dinheiro. Elas querem ser protagonistas, não espectadoras da política.” A avaliação foi feita ontem (18) pela ex-senadora Marina Silva durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura. “Os partidos têm o monopólio do fazer político. A #rede que acabamos de criar é justamente para ajudar a quebrar esse monopólio”, disse.

Quem são os integrantes da #rede? “São donas de casa, trabalhadores, funcionários públicos, intelectuais, empresários. São cidadãos comprometidos com a sustentabilidade”, respondeu Marina à bancada de jornalistas.

A ex-candidata à Presidência da República lembrou que, antes, o ativismo político era “dirigido” pelos partidos, sindicatos e, depois, pelas ONGs. Hoje, com os meios modernos de comunicação, há uma nova forma de ativismo, o “ativismo autoral”, feito espontaneamente pelas pessoas. “Enganam-se os que acham que elas vêm pela ‘Marina’, elas vêm por uma causa”.

“O esforço que estamos fazendo é para ter uma nova ferramenta institucional que funcione quase como um Cavalo de Tróia dentro da forma como estão configurados os partidos políticos”, disse Marina. A ex-senadora citou, entre as inovações dessa ferramenta, o teto para as doações eleitorais de pessoas físicas e jurídicas, para que muitos contribuam com pouco, em vez de poucos contribuindo com muito.

Outra inovação da #rede, lembrou Marina, é a reserva de 30% das vagas nas eleições proporcionais para candidaturas independentes de cidadãos não filiados que representem movimentos sociais relevantes para o País. Outra novidade é a divulgação em tempo real das doações e dos gastos de campanha por meio da Internet, sugestão feita pelo senador Eduardo Suplicy (SP).

O próprio Encontro Nacional da Rede Pró-Partido, que decidiu pela criação da #rede, é um exemplo de uma nova maneira de fazer política. “Nós fizemos uma convenção que contou com 1.700 pessoas, cuja mobilização foi feita via rede. Um partido convencional gastaria cerca de R$ 700 mil com passagens, hospedagens e alimentação. No nosso encontro, pessoas vindas de todo o país bancaram R$ 500 mil com os próprios recursos. Isso já é um diferencial. Os 300 fundadores da #rede ratearam o restante”, afirmou Marina.

Para a ex-senadora, não basta ter transparência na política. “É preciso ter visibilidade. As novas tecnologias permitem que possamos fazer as coisas de forma cada vez mais visível”, afirmou.


Fonte: Blog da Marina

















MONÇÃO - Ex-prefeita tem seus bens tornados indisponíveis a pedido do MP


Segundo denunciou o promotor Marco Antonio Santos Amorim “ao efetuar algumas transações, a ex-prefeita Paula Francinete comprometeu de modo indevido os cofres públicos, deixando de pagar os salários de centenas de trabalhadores”



A pedido do Ministério Público, a Justiça determinou, no dia 5 de fevereiro, a indisponibilidade dos bens da ex-prefeita de Monção, Paula Francinete Nascimento, acusada de várias irregularidades administrativas, como atraso no pagamento dos salários dos servidores municipais, além de inúmeras transações suspeitas.


De acordo com o promotor de justiça Marco Antonio Santos Amorim, que está respondendo pela Promotoria de Monção, a ex-gestora, nos últimos três dias de mandato, realizou transferências no montante de mais de R$ 990 mil, a beneficiários diversos, sem deixar claro que serviços teriam sido realizados. “Ao efetuar tais transações, a ex-prefeita comprometeu de modo indevido os cofres públicos, deixando de pagar os salários de centenas de trabalhadores”, argumentou o promotor.


A decisão da juíza Maricélia Costa Gonçalves, titular da comarca de Monção, prevê ainda o bloqueio imediato e integral dos valores transferidos a sete empresas beneficiárias até o julgamento final da ação.


Entre outras medidas para efetivar a decisão, a justiça determinou a expedição de ofício ao Banco Central para informar, no prazo de cinco dias, a existência de ativos em nome de Paula Francinete. (Informações da CCOM-MPMA)







Já a juíza Maricélia Costa Gonçalves, titular da comarca de Monção, prevê ainda o bloqueio imediato e integral dos valores transferidos a sete empresas beneficiárias até o julgamento final da ação

Fonte: agorasantaines.com.br

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Filho do prefeito é esfaqueado em Lago Verde

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjuINznpoLRKXaGCsHYGtwTKrYdRuIk1t3-xuDrF9Dt6x2-GPb7kK-NRAixhf1fvzzREvwn3LviktdScwf_VLkSXouKTtgtqV1Ev7V81RJXksnD1Y2BVkdR69Ls5lx7vhuRCCSiYbY0yvRW/s1600/ROMULO2.jpg

 Acusado e vítima.

Luis Carlos Silva Gonçalves(vulgo "K"), 20 anos, acusado de ter cometido a tentativa de homicídio contra o jovem Rômulo Almeida, filho do prefeito de Lago Verde, está preso no 1º Distrito Policial de Bacabal e ainda neste sábado (23) será ouvido pelo delegado Samuel Murita.

Após um desentendimento Luis Carlos, morador da Rua Sargento Maurício, bairro da Areia, teria se utilizado de uma arma branca para atingir Rômulo. Encaminhado ao Socorrão de Bacabal, os médicos detectaram que  a facada havia perfurado um dos pulmões da vítima que já foi operada, mas continua internada. 
 
A confusão ocorreu na cidade de Lago verde, no início da noite de ontem (22).

 

Fonte: blog Sérgio Matias

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Procon diz que Corinthians deve devolver dinheiro dos ingressos, mas livra clube de pagar indenizações.

torcida corinthians oruro 450

O Corinthians terá um prejuízo enorme com a determinação da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) de que os próximos jogos da equipe na Copa Libertadores devem ser realizados com portões fechados . Como determina o Código de Defesa do Consumidor, o clube terá que devolver o dinheiro para o torcedor que já comprou ingressos.
De acordo com Carlos Coscarelli, do Procon de São Paulo, o clube deve informar aos interessados como será feita a devolução.

— O Corinthians tem a obrigação de se organizar e informar adequadamente aos torcedores como será feita a devolução.


Mas Coscarelli alivia o Corinthians e diz que o clube não deve ter que
pagar indenização a quem se sentir prejudicado e ingressar com ação na Justiça por perdas e danos.

— O que aconteceu foi fora do controle do clube. Quando o Corinthians vendeu os ingressos, a entrada de torcedores estava permitida.
A punição se deve à morte do jovem Kevin Beltran, de 14 anos, que foi atingido por um sinalizador atirado pela torcida corintiana durante a partida entre o time paulista e o San José, em Oruro (Bolívia), na quarta-feira (20). A polícia boliviana deteve 12 brasileiros suspeitos de participar do crime.

 FONTE: R7.COM

 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

TEMPLO LOTADO NA ABERTURA DA 1ª MINI CONVENÇÃO EM PIO XII



A ABERTURA DOS TRABALHOS DA MINI CONVENÇÃO DA ASSEMBLEIA DE DEUS  FOI EMOCIONANTE PARA OS QUE ALI SE ENCONTRAVAM, VÁRIAS JOVENS PORTANDO BANDEIRAS ADENTRARAM O TEMPLO AO SOM DE UMA BELÍSSIMA CANÇÃO, EM SEGUIDA, OUTRO GRUPO DE JOVENS PORTANDO BANNERS SEGUIRAM O GRUPO DE PORTA BANDEIRAS, CADA BANNER TRAZIA UMA FRASE QUE FOI LIDA POR UM AUXILIAR DA IGREJA COM A FINALIDADE DE QUE TODOS TOMASSEM CONHECIMENTO DO QUE ALI ESTAVA ESCRITO. NA SEQUENCIA, A ORQUESTRA FILARMÔNICA DEDOS DE DAVÍ, EXECUTOU O HINO NACIONAL. ASSIM, O PASTOR PRESIDENTE DA IGREJA LOCAL TOMOU A ADIREÇÃO DOS TRABALHOS AGRADECENDO A PRESENÇA DAS AUTORIDADES PRESENTES E DOS VISITANTES AO EVENTO. 

VEJAM  FOTOS DA ABERTURA: